Como criar um bot simples no Telegram

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 0 Flares ×

Em alguns posts anteriores, eu expliquei o que são bots, de onde vieram, pra que servem, como se reproduzem, etc…Agora vou mostrar graças a ajuda de um dos usuários do Telegram, o @MiltonRodrigues, um passo a passo de como criar um bot simples. Após esse tuto, tenho certeza que as coisas ficaram mais claras e você poderá se aventurar no desenvolvimento dos seus bots para o aplicativo. Bora lá?!

Passo a passo simples para criar um Bot no Telegram com comandos básicos

Obs.: Os passos descritos foram realizados no Telegram Desktop devido a facilidade de digitação no teclado, porém funciona em qualquer plataforma.

1) Primeiramente você deve criar o Bot utilizando o @BotFather.

bot1

2) Inicie ele e clique em /newbot

bot2

3) Dê um nome geral ao seu Bot como no exemplo abaixo.

bot3

4) Agora dê nome a ele que termine o termo “Bot”.

bot4

5) Pronto! Bot criado! Agora copie o token descrito após a palavra API: e guarde o que iremos precisar em seguida.

bot5

6) Agora precisaremos entrar no @Manybot para realizar configurações básicas do seu Bot. Entre nele e clique em Create a new Bot em seguida “I’ve copied the API token”.

bot6

bot6-2

7) Copie e cole o código Token que foi guardado anteriormente.

bot7

8) Vamos inserir uma breve descrição do que o nosso Bot irá fazer. No @BotFather digite /setdescription, escolha o Bot e descreva como será a apresentação do Bot.

bot8

9) Vamos colocar uma foto no Bot. Ainda no @BotFather e digite /setuserpic, selecione o Bot que criou e envie a imagem.

bot9

10) Agora vamos entrar no nosso Bot e ver como ficou digitando no campo de buscas.

bot10

11) Agora vamos criar alguns comandos. Inicie o Bot e clique em “Custom Commands” e depois em “Create Command”. No nosso caso, vamos usar os comandos /pesquise, /pornome, /pornumero, /faleconosco/informacao. Os comandos não podem ser acentuados. A cada comando criado você pode inserir imagens, descrições, vídeos ou qualquer tipo de documento.

bot11

12) Para cada comando criado você deve clicar em “SAVE”

bot12

13) Comando criados, agora vamos organizá-los. Clique em “Config. Main Menu” “Add Menu Item” selecione algum comando e dê a ele alguma descrição.

bot13

14) Para inserir comando dentro de comando (botão dentro de outro botão), basta clicar no comando mais de uma vez e depois em, “Add Menu Item” novamente.

bot14

15) Para alterar o layout dos botões, basta clicar nos números que representam as posições. Você pode renomear ou remover a qualquer momento estes botões.

bot15

bot16

bot17

E é isso!

Agradeço ao @MiltonRodrigues que montou este tutorial e compartilhou no canal Telegram Utilidades e também me autorizou a compartilhar aqui no blog. Como vimos o processo para criar um bot com comandos simples é tranquilo, mas este é apenas o primeiro passo, se resolver dedicar-se ao desenvolvimento de bots, há muito o que aprender, por isso recomendo verificar mais informações na própria fonte, que é o site do Telegram lá têm toda a documentação do API dos bots.

Qualquer dúvida só me chamar, até a próxima e abraço!

@jorofer

 

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 0 Flares ×